Anais do 1º Simpósio Amar e Mudar as Coisas (2021)

Category: .

Anais do 1º Simpósio Amar e Mudar as Coisas (2021)

R$ 35,00

Textos Completos do 1º Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos, Direitos Humanos e Sensibilidades; Religiões, Resistências e Diversidades – GT UFPB, 08 a 13 de dezembro de 2019. João Pessoa, Paraíba, Brasil.


Amar e Mudar as Coisas, título do nosso Simpósio Internacional, recebeu a (ins)piração dos versos de Alucinação, do compositor cearense Belchior, que canta: “Mas eu não estou interessado / Em nenhuma teoria / Em nenhuma fantasia / Nem no algo mais / Longe o profeta do terror / Que a laranja mecânica anuncia / Amar e mudar as coisas / Me interessa mais / Amar e mudar as coisas / Amar e mudar as coisas me interessa mais”. Podemos perguntar: seria uma alucinação de nossa parte realizar um evento como este em uma academia muitas vezes engessada e tóxica, inserida em um contexto sócio-político marcado por um governo federal autoritário, xenófobo, teocrata, racista, misógino e fóbico, capitaneado por um autêntico “profeta do terror que a laranja mecânica anuncia”?

A quem interessa amar e mudar as coisas?

A quem interessa dialogar e exercitar a(fé)tos, emoções e sensibilidades?

Pensar estratégias de estímulo a uma educação crítica, respeitosa e emancipatória que tome partido das liberdades e diversidades de ser e de estar no mundo?

Anais do 1º Simpósio Amar e Mudar as Coisas: af(é)tos, direitos humanos e sensibilidades religiões, resistências e diversidades (2021)


ORGANIZAÇÃO
Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fº

Presidência da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) Docente-Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/ UFPB) e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e (CCJ/UFPB); Pós-Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Coordenação da Fogo Editorial.